A terapia de casal online e a crise no casamento

Para quem não me conhece, chamo-me Daniela Carneiro e há muitos anos trato de problemas de relacionamento (sou psicoterapeuta com especialização em relacionamento interpessoal). Neste artigo, falarei sobre como entender quando chegar a hora de consultar um terapeuta de casais, o que esperar desse tipo de terapia e como os casais  podem se beneficiar com a intervenção de um psicólogo

A Terapia, às vezes, é a melhor forma de resolver problemas que muitos casais nem imaginam que tenham.  “Vemos muito o discurso de que ‘terapia é para quem é louco, eu não preciso disso’.

No entanto, ainda existe muito preconceito na hora de procurar ajuda.

Em termos individuais isto tem diminuído muito, mas terapia de casal ainda enfrenta grandes tabus.

A terapia de casal online  tem sido uma das demandas maiores dos últimos anos, principalmente por causa da pandemia. o grande aumento nas buscas por atendimento para Casal durante este período.

Os problemas entre os casais se intensificaram devida as várias mudanças decorrentes do fato de termos vivido momentos de grande tesão emocional, mudanças de costumes e hábitos e convivência constate em casa.

Terapia de casal online e a crise no casamento

Os relacionamentos online

Mais e mais casais estão namorando online de locais diferentes; por exemplo, o marido faz login no horário de almoço no escritório e a esposa no trabalho ou em casa. Hoje a videoconferência de várias pessoas é uma realidade bastante consolidada. A terapia de casal online é um recurso muito interessante para que consigam ajustar o tratamento psicológico conjugal em suas rotinas.

Outro motivo que impulsiona os casais a se encontrarem online é a indisponibilidade de um profissional especializado no atendimento do casal nas proximidades. Muitos acham meu nome como especialista, mas moram longe, por isso a opção mais confortável é o do encontro terapêutico à distância.

O Psicólogo de casal é como um mecânico

Permita-me uma metáfora desrespeitosa, mas eficaz. Você conhece a manutenção do carro? Isso, se feito regularmente, pode evitar reparos caros. Quanto mais regular você estiver na manutenção, menos precisará da intervenção do mecânico para reparar quebras. Obviamente, a manutenção por si só não elimina o risco de quebra, mas o reduz significativamente.

Pois bem, algo semelhante acontece no casal: Os cônjuges que cuidam da relação (com momentos de comparação, atenção mútua, presentes, momentos de intimidade, leituras para melhorá-la) são os que menos precisarão da mecânica do casal (psicólogo) . Aqueles que se esquecem dessas “manutenções” provavelmente precisarão de mais terapia de casal online.

Continuando com a metáfora, quando houver sinais de ruptura é melhor não esperar que se tornem irreparáveis. Infelizmente, muitos problemas de relacionamento chegam tarde demais na terapia e o dano é irreparável. Por isso, se você está lendo e se questionando sobre a possibilidade de iniciar uma terapia de casal, provavelmente agora é a hora de decidir.

Para ter uma ideia aproximada de como funciona a terapia de casal online.

1 – Entre em contato com a psicóloga online pelo whatsapp

2- Solicite uma sessão para terapia de casal

3- O valor da consulta da consulta de casal online (os dois juntos) para residentes no Brasil é 180,00 Reais e para não residentes no Brasil  é 200,00 Reais.

4-Informe seus dados no cadastro 

Quando é necessária a psicoterapia online de casais?

  1. quando o casal sente que já está desgastado o casamento
  2. brigas constantes
  3. disputas
  4. a relação esfriou demais, sem um motivo aparente
  5. términos e voltas frequentes
  6. ameaças para terminar o casamento u namoro
  7. sinais de infidelidade
  8. submissão extrema ou autoritarismo exagerado
  9. manipulações e sentimentos de culpa e medo

A psicoterapia de casal se torna necessária qual o casal chega a conclusão que sozinhos não darão conta de desenvolver uma conversa saudável e tranquila sobre os problemas do relacionamento. As brigas são constantes e o casal já está saturado de discutir assuntos desgastantes.

Portanto, um dos motivos que leva o casal a buscar ajuda de um psicólogo online ou presencial é a vontade e o desejo de melhorarem a convivência a dois.

O psicólogo de casal faz a intermediação para que os dois consigam falar sobre suas angústias, medo e ressentimentos. Isto, facilita o diálogo e contribui para que possam aliviar as mágoas e se perdoarem.

O sinal de que a ajuda externa provavelmente é necessária é perceber que muitas disputas não são resolvidas, mas apenas colocadas de lado. O risco é que a insatisfação cresça e crie um distanciamento emocional que não pode ser superado.

Quando se trata de argumentos, a qualidade é muito importante neste momento. Se você puder argumentar respeitosamente – usando frases como “Estou chateado” ou “Tenho medo que você não me escute” e não usar ataques de natureza pessoal – então você está no caminho certo.

Quando, por outro lado, as disputas levam a acusações pessoais e críticas, então é apropriado considerar a ajuda.

Dificuldade de comunicação entre o casal

A terapia de casal online ou no consultório é necessária quando há dificuldades para conversarem abertamente sobre os problemas. Muitos casais acham que isto pode passar despercebido, mas é um grave sintoma que o casal apresenta durante a vida a dois. Um psicólogo ou terapeuta de casal pode ajudar o casal encontrar meios favoráveis pra começarem um diálogo honesto e respeitoso.

Você não se sente compreendido.

Você se sente amado apenas sob certas condições ou finge não magoar seu parceiro? A comunicação é a primeira a falhar em um relacionamento que está se desgastando e muito do trabalho terapêutico é feito precisamente para restabelecer hábitos de comunicação saudáveis. A sensação de não ser compreendido e a sensação frequente de isolamento que se segue podem piorar rapidamente o relacionamento.

Os quatro cavaleiros do apocalipse

A crítica, desprezo, emburrar e oposicionismo.

1- A crítica

A crítica é algo mais do que reclamar: a crítica é, segundo Gotman, delicadamente personalizada, acusatória, desqualificadora e desconectada do contexto. Para citar um exemplo: apesar de saber de uma tempestade iminente, o marido deixou as janelas do quarto abertas e, consequentemente, molhou um tapete. Em vez de abordar o problema específico, a esposa começa com uma longa lista de seus defeitos, usando palavras como “Você sempre” ou “Você nunca teve” ou “todas as vezes”.

2- O emburrar

O emburrar, ou se fechar, é simplesmente construir uma parede que permite que você se defenda. É sobre uma posição defensiva contínua, uma negação contínua das próprias faltas, uma tentativa de se defender encontrando desculpas e justificativas.

Às vezes, nós nos defendemos bancando a vítima e, assim, evitando certas discussões. Por exemplo, uma esposa, quando se trata de lidar com o discurso sexual, começa a bancar a vítima e a dizer que se sente injustamente acusada e não quer falar sobre isso agora.

A indignação usada como desculpa para não enfrentar um problema e, portanto, defender-se também é uma indicação de encerramento. Um exemplo é o de um homem que fica bravo e indignado quando a mulher quer falar sobre a situação econômica da família. O homem poderia dizer frases como “está desperdiçando dinheiro e não vou falar com uma pessoa que fica gritando”.

3- O desprezo

desprezo manifestado pela reprodução das palavras ou ações de parceiros com comportamentos que rebaixam e denegrem ou ridicularizam o próprio parceiro. Por trás desses comportamentos existe um forte desprezo por algumas características da pessoa. Essa emoção costuma ser acompanhada por expressões de nojo ( P. Ekman ) que podem ser percebidas no rosto da pessoa.

É claro que se a crítica e o desprezo são elementos que se repetem com certa frequência, então o fechamento pode ser uma forma de se proteger de abusos. Na verdade, esses três alarmes costumam aparecer juntos.

4- O oposicionismo

Por fim, há o oposicionismo, que talvez seja o mais venenoso dos quatro, pois envolve clara e inevitavelmente o fim do diálogo e da troca comunicativa ativa. A pessoa opositora envia uma mensagem de indisponibilidade e indignação “cruzando os braços” e não respondendo propositalmente aos pedidos do outro.

Aqui na minha parte do mundo dizemos “faz beicinho”. Você entenderá bem como isso constitui um beco sem saída para o casal. Quanto mais esses comportamentos se tornam habituais, mais problemático se torna o relacionamento .

O ponto de não retorno

Os relacionamentos são um pouco como alguns alimentos. Eles podem durar muito tempo, mas há condições em que não podem mais ser consumidos. Imagine um pote de geléia que pode durar meses e meses, desde que não seja aberto. Quando o conteúdo entra em contato com o ar, uma espécie de contagem regressiva é acionada. O ponto sem volta é certamente quando você vê pequenos traços de mofo se formando na geléia. O relacionamento, se mantido nas condições certas, dura a vida toda.

Mas, se a relação for exposta a agentes tóxicos, eles podem causar uma escalada da qual não é mais possível escapar. Em muitos relacionamentos, o ponto sem volta é alcançado quando as ofensas se tornam muito pesadas, quando a violência física é desencadeada ou quando ocorre uma traição.

Nestes casos, é improvável que o casal consiga voltar aos trilhos por conta própria e, mais uma vez, um conselheiro de casal pode “tentar” tomar medidas para recuperar o relacionamento. Antes de passar pelo “ponto sem volta”, é melhor parar e pedir ajuda.

O que é terapia de casais online?

Na prática, uso o modelo terapia de casal breve. Nesse método, a psicoterapia de casal é um processo pelo qual o casal é ajudado a melhorar o relacionamento de maneira significativa e em pouco tempo .

Este percurso é constituído por ações e exercícios terapêuticos baseados em sólidas bases científicas e obtidos a partir da análise de milhares de casais observados ao longo do tempo. Normalmente, as reuniões são realizadas em uma consulta semanal ou de dez dias.

A terapia do casamento tende a ter certas características comuns. Inicia-se com a formação de um quadro da situação do casal que é feito com coma primeira entrevista com os dois juntos (esta fase é chamada de Avaliação).

Junto com o casal é decidido quais são os problemas a serem enfrentados e os objetivos a serem alcançados. Muitas vezes as pessoas vêm com situações tensas e por isso o primeiro objetivo é estabelecer um clima que lhes permita trabalhar e trazer resultados para casa.

Se o parceiro não cooperar?

Sob certas condições, é possível trabalhar indiretamente. Essas condições podem ser resumidas com o fato de que um parceiro pode influenciar o parceiro que não coopera. Por exemplo, se um parceiro mora longe e não se comunica, torna-se difícil trabalhar com o casal indiretamente (isto é, fazer terapia de casal com apenas um dos componentes). A terapia de casais geralmente é feita de forma sistêmica.

É por isso que trabalhar com uma parte do sistema muda o equilíbrio e atua (mesmo que indiretamente) no parceiro. Imagine um daqueles cubos feitos de engastes multicoloridos? Quando você age em um plano, é automático que as alterações introduzidas também afetem outros lados do próprio cubo.

Então acontece que, ao mudar alguns de seus comportamentos, você terá um efeito em todo o sistema (que na verdade é parcialmente interdependente). Existem também várias técnicas para envolver o parceiro relutante.

Por exemplo, às vezes você é solicitado a preencher um questionário sem comparecer à sessão. Este constitui um primeiro passo de colaboração.

O que esperar do Psicólogo de casal?

Um psicólogo é capaz de indicar o caminho para uma clara melhoria do relacionamento, em um curto espaço de tempo. Os resultados devem ser perceptíveis já após as cinco primeiras sessões de terapia de casal online.

O psicólogo deve ter uma posição imparcial e não deve ser crítico ou tomar o lado de qualquer parceiro. Espera-se empatia e compreensão e, ao mesmo tempo, firmeza quando ocorrem comportamentos destrutivos no casal.

Na sessão, reflexões são feitas para entender as fragilidades do relacionamento e aprender novas formas de se comunicar. Frequentemente, o trabalho terapêutico não fica somente nas sessões, mas prossegue com o dever de casa real (no campo) para experimentar os métodos e técnicas aprendidas durante as reuniões terapêuticas.

Outra coisa que se pode esperar é certa quantidade de cansaço. Reconstruir um relacionamento é caro e requer resiliência. De acordo com pesquisas sobre a eficácia da terapia de casal, o terapeuta conjugal é um guia que facilita os insights (o insight é uma espécie de nova consciência) capaz de direcionar o casal para um novo equilíbrio.

Tecnologia a serviço do psicólogo de casal

A sessões acontecem normalmente pelo app meet google, e o trabalho pode ser muito efetivo, assim como nas consultas presenciais. Havendo uma boa conexão para que todos possam se ver e se escutarem de maneira clara e tranquila.

Terapia de casais específicas

Terapia de casal online para homossexuais

Apesar de possuírem as características que podem ser encontradas em qualquer relacionamento íntimo, os casais homossexuais apresentam especificidades que não são defeitos, subtipos ou desvios de padrões pré-estabelecidos, mas exemplares da variabilidade que as vivências familiares podem assumir. Os casais homossexuais, como casais heterossexuais, enfrentam períodos de crise ou dificuldade por vários motivos e motivos próximos de serem “pares diferentes”.

Na minha experiência pessoal, os casais homossexuais são particularmente animados e empreendedores do ponto de vista sexual e isso pode levar a problemas e mal-entendidos. Na vida cotidiana, pode acontecer que casais homossexuais tenham mais dificuldades do que casais heterossexuais. Em áreas onde a homossexualidade ainda é tabu, ‘pode’ ser difícil lidar com o julgamento das pessoas.

A procura de terapia de casamento no caso de um casal homossexual  aumentou fortemente (também graças ao fato de estes casais terem sido recentemente regulamentados por quem legisla) e para cuidar deste tipo de união é necessário o uso de ferramentas ad hoc ( aqui algumas referências para quem deseja saber mais).

Os desconfortos enfrentados na terapia de casal homossexual podem ser de cunho ambiental e / ou cultural, podem abordar a dimensão familiar de origem e social em que a pessoa trabalha e passa o tempo, ou ainda, o pedido de ajuda pode ser devido aos aspectos sexuais e relacionais.

Tudo isso de maneiras certamente diferentes das do casal heterossexual. Assim como na terapia de casal heterossexual, neste contexto, trilhar um caminho significa se envolver, parar e refletir sobre as próprias reações e o desejo de melhorar uma condição que gera desconforto.

Essa escolha não é imediata e simples, um dos elementos que cria maior resistência diz respeito ao medo de não ser compreendido e compreendido. Esses temores frequentemente levam o casal homossexual a desistir do tratamento. O constrangimento, a ideia de ficar exposto com uma terceira pessoa (o terapeuta) ou o medo de que o próprio psicólogo não saiba e compreenda o que significa ser um “casal homossexual” (experiências, forma de se expressar, comportamentos, dificuldades de aceitação pelas famílias de origem, aspectos relacionados à homossexualidade ou escolha de se esconder, medo de discriminação, etc.).

Muitas vezes levam os casais a se desencorajarem na busca de apoio externo para a solução de seus problemas. Confesso  que trabalhar com casais do mesmo sexo é interessante e frutífero. Superados os medos e superadas as resistências, o trabalho geralmente prossegue rapidamente e com resultados mais do que satisfatórios.

Terapia de casal online para amantes

Eles se encontram presos em um relacionamento paralelo com uma terceira pessoa. O amante geralmente é aquele que recorre ao terapeuta do casal em busca de ajuda para melhorar o relacionamento com a pessoa oficialmente comprometida.

Esses casos estão entre os mais complexos justamente porque em nosso tipo de cultura as relações poliamorosas não são o padrão e o fenômeno é vivido na clandestinidade.

O casal formado com o amante costuma ser o antagonista do casal oficial e antes que se consiga desvendar situações complicadas é preciso levar em consideração muitos elementos e muitas vezes buscar um trabalho pessoal.

Em nossa cultura o casal costuma ser exclusivo e é difícil pensar que dois casais paralelos e ocultos possam coexistir. Porém, em alguns casos, o trabalho realizado leva a resolver o quadro de mal-estar e você consegue deixar o velho casal e formar um novo. Repito que os casos costumam ser complexos e difíceis de generalizar. Se você está em uma condição desse tipo, seja você o amante ou aquele que trai, convido você a entrar em contato comigo pessoalmente para discutir o que pode ser feito.

Terapia de casal online para relacionamentos à distância

A terapia de casal online é particularmente adequada para todos os casais que vivem, mesmo que temporariamente, um relacionamento à distância. Os relacionamentos amorosos à distância apresentam particularidades que só recentemente foram estudadas, para aprofundar este é um artigo que trata dos aspectos gerais: a pesquisa sobre relacionamentos à distância (em inglês). Os meios tecnológicos permitem encontros tripartidos, mesmo que estejamos a milhares de quilômetros de distância. Um dos casos recentes tratados foi o dele residindo em Paris e ela em Austin (acho que ela está no Texas). O único problema era o fuso horário e a organização das reuniões para a maioria das sessões feitas remotamente.

A distância aumenta a dimensão de muitas coisas, especialmente de problemas. Os casais que acompanho à distância precisam de um terapeuta que lide com medos, ciúmes, mal-entendidos, falta de planos para o futuro, estresse e frustração.

Outro problema sério do relacionamento à distância é o ciúme e a confiança no parceiro remoto. As primeiras pesquisas foram feitas em relacionamentos à distância, mas não existem terapias específicas, por isso os modelos utilizados são os tradicionais. Cabe então ao psicoterapeuta recusar as intervenções para que sejam adaptadas a esse tipo particular de casal cada vez mais difundido.

Psicoterapia online de casais que moram no exterior

Os casais que moram fora do Brasil apresentam um grande interesse pela terapia online com um psicólogo brasileiro. O trabalho do terapeuta nesses casos deve envolver o conhecimento da influencia da cultura nas questões psicológicas e os inúmeros fatores que podem prejudicar a vida do casal em um processo de mudança tão radical.
Por isso, trabalhar com casais que moram fora do país de origem é muitas vezes um exercício de compreensão e um treino de saber mergulhar na realidade do outro, sem julgar.