O que acontece em uma terapia de casal

O que acontece em uma terapia de casal?

O que acontece em uma terapia de casal sempre será uma novidade para o casal e para o terapeuta, porque é algo que não é possível prever com certezas absolutas. O que podemos saber é sobre algumas estratégias utilizadas pelo psicólogo para mediar a interação.

Serão realizadas sessões ou consultas do psicólogo com o casal. Ele irá fazer perguntas relacionadas ao problema que vocês vivenciam e será como um facilitador de escuta e diálogo. Desta forma entenderá se será possível encontrarem recursos emocionais, motivacionais e comportamentais para lidarem com as questões de sofrimento.

Os motivos de queixas dos casais são variados, desde uma dificuldade de diálogo até casos de traição e quebra da confiança.

Quando o casal se dispõe a conversar com o psicólogo em terapia de casal a relação amorosa passa de dual para triangular. O lugar do terapeuta passa ocupar um espaço de suporte para falarem daquilo que está incomodando.

A terapia de casal é um meio de aprenderem a lidar com as angústias causadas por situações mal resolvidas. Não é algo tão simples, envolve a disponibilidade interna de cada um para investirem novamente o afeto de forma mais efetiva e segura.

O que pode ser nocivo ao relacionamento amoroso?

As Mágoas são as campeãs de casamentos e namoros desgastados

O que foram guardando durante muitos anos pode ser muito prejudicial ao casamento ou namoro. O papel do psicólogo é conduzir o casal a compreensão seus medos e inseguranças diante do ideal estabelecido com o parceiro ou parceira.

Ciúmes e possessividade geram insegurança e ameaça a confiança do casal.

O casal que tem ciúmes excessivo está sempre com medo de perder o outro, cria brigas e desentendimentos. É muito difícil compreender o ciúmes para quem está dentro do casamento, mas o psicólogo que está como observador pode guiar o casal e ajudá-los a desvendar o que de fato ocorre. O que há entre eles e de que maneira poderão quebrar o ciclo negativo que desgasta a vida a dois.

Infidelidade financeira pode ser a tragédia do amor

Quando um dos dois mente ou esconde os assuntos ligados ao dinheiro adquirido, omite sobre salário, gastos e ganhos, impede a confiança de produzir seus efeitos benéficos.

A comunicação sobre a vida financeira é também um sinal de proximidade e entrega afetiva e que deve ser levada em conta, afinal de contas o casal é uma parceria intíma, que para dar certo precisa ser livre de qualquer tipo de medo e omissão, mesmo que o assunto seja dinheiro.

Falta de desejo sexual no casamento

Casais que estão fazendo pouco sexo geralmente começam a se questinar sobre o desejo do outro. Uma boa conversa em terapia de casais ajuda desconstruir mitos sobre a sexualidade e contribui para que encontre novas formas de se aproximarem sexualmente.

Atitudes de raiva e ódio

A irritabilidade pode ser sentida em muitos momentos da vida cotidiana de um casamento ou namoro. Muitos casais em tornam rivais porque criam um campo de guerra para estravazar suas frustrações, isto provavelmente causará mais brigas e mais discussões.

É importante que o casal identifique os pontos fracos e fortes do relacionamento, para que possam iniciar o trabalho de libertação dos sentimentos negativos ou crenças errôneas sobre a outra pessoa.

A raiva pode estar associada a medos e problemas que nem sempre estão dentro da relação amorosa. Portanto, quando pensamos no tratamento de um casal, devemos pensar em todos os aspectos que envolvem esta união. Os filhos, a família, o trabalho, a saúde física, os planos e expectativas de cada um.

A Infidelidade é o maior desafio dos casais que querem continuar juntos.

Não é possível uma relação sem confiança, até mesmo em um relacionamento aberto. Normalmente existem combinados para que os dois se sintam tomando decisões justas.

O acordo entre o casal precisa estar bem definido. Mas isto irá depender do quanto estarão dispostos a transformarem os sentimentos em combustível para reestruturar a vida a dois.

A quebra da confiança pode ser trágica em muitos casos, e a separação se torna inevitável. Existe também casais que conseguem se perdoarem e restituir o casamento, isto irá depender de cada um no processo de terapia.

A terapia de casal não garante que o casal vai se manter junto, mas ela ajuda o casal tomar decisões importantes e isto depende de muitas reflexões e transparência.

Psicóloga Daniela Carneiro – Psicoterapeuta de casais

Se você gostou deste assunto e gostaria de saber mais como funciona a terapia para casais, entre em contato pelo whatsapp da Psicóloga Daniela Carneiro e agende a primeira consulta para vocês!

Saiba mais lendo estes artigos abaixo

 A Terapia de Casal Online

Terapia online: como funciona?

Co dependente

Abuso Emocional afetividade Agendar com a psicóloga ajuda para casal em crise Ajuda Psicológica ansiedade do vestibular Ansiedade e Tratamento ansiedade no cursinho Como funciona a terapia de casal Confiança Convivência com o Próximo Dependência Afetiva depressão diagnóstico para o amor Dicas no Trabalho emoções esgotamento estresse estresse do estudo Filhos hiponcodria medo medo de ficar doente medo de morrer medo de médico medo de prova percepção problemas nos relacionamentos psicologa Psicoterapeuta Psicoterapia psicóloga para casal Raiva Relacionamento Relacionamento Amoroso relacionamento difícil Sintomas do Estresse Síndrome do Pânico Terapia terapia de casais terapia de casal Terapia de Casal Online trabalho Transtornos tratamento para ansiedade

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.