Tratamento para Ansiedade
Tratamento para ansiedade através da psicoterapia e escuta humanizada e ativa.
O que é a ansiedade?
Em pessoas com transtornos de ansiedade, preocupações excessivas e sentimentos de insegurança aparecem regularmente. Muitas situações, às vezes triviais e banais, causam grande tensão nas pessoas com ansiedade, ou mesmo episódios agudos de ansiedade na forma de lampejos de angústia e também de sensação de perda de controle.
A ansiedade pode estar ligada a um objeto ou situação específica (fobia), mas às vezes é indefinível e sem um objeto específico (TAG, Transtorno de ansiedade generalizada).
O tratamento para ansiedade entra como uma forma de aprender a lidar com as situações ativamente, trabalhando a causa, superando os gatilhos.
Quando é hora de procurar tratamento para ansiedade?
Quando a ansiedade se torna muito exagerada se torna um obstáculo difícil na vida da pessoa.
Os muito ansiosos muitas vezes ficam inseguros, não se permitindo adquirir a sensação de segurança interna ou após eventos traumáticos. Tendem a se cobrarem muito em diversas questões:
- Ser suficiente para os outros;
- Desejam serem reconhecidos;
- Buscam o controle demasiado de tudo em sua volta;
- Sentem medo que algo ruim possa acontecer;
- Duvidam das próprias capacidades;
- Exigem muita atenção;
- Buscam ambientes acolhedores e costumeiros;
- Não lidam bem com a frustração;
- Os pensamentos ruminam o tempo todo;
- Sintomas físicos são muito comuns.
Qual é a abordagem de tratamento?
No tratamento da ansiedade a psicoterapia de suporte psicanalítico tem se mostrado bastante eficaz. A psicoterapia oferece a oportunidade de explorar as causas básicas da ansiedade e os fatores atuais que a mantêm muito elevada.
Com a colaboração do psicoterapeuta, o paciente aprende a expressar as emoções aos poucos, sem transbordar. Com o apoio e a compreensão que do psicólogo, o paciente encontra seu próprio caminho para a mudança.
Com uma adaptação às suas necessidades, a psicóloga irá avaliar as condições do tratamento para facilitar o processo do trabalho. Importante observar sua motivação para o ingresso a terapia, para um comprometimento útil na evolução dos sintomas.
Em determinadas situações, o tratamento farmacológico do tipo ansiolítico pode ser prescrito pelo médico, por tempo limitado, além da psicoterapia.