No mundo competitivo de hoje, dormir é mais um luxo do que uma necessidade. Dormir é importante para o ser humano, tanto para o emocional quanto para o físico de um indivíduo. Sono insuficiente ou nenhum sono afeta a saúde e causa desordens psicológicas. Se você tem tido insônia, deve ser por conta de inúmeros fatores, incluindo stress, ansiedade e depressão. A melhor maneira de tratar seu problema de sono, é consultar-se com um psicólogo experiente que pode te ajudar a mudar seu comportamento, administrar sentimentos e emoções que podem interferir em seu sono.

 

Listamos alguns dos passos que os psicólogos frequentemente pedem que seus paciente sigam afim de mudar seus hábitos para melhorar a qualidade do sono:

  • Crie um ambiente relaxante para dormir – Seu quarto deve ser escuro, fresco e calmo. Desligue todos seus aparelhos eletrônicos como computador, telefone e televisão.
  • Evite envolver-se em situações estressantes ou ficar ansioso – antes de ir dormir. Discutir qualquer assunto difícil aumentará seu batimento cardíaco e tensão, o que interfere no seu sono. Se há algum assunto a ser resolvido, converse antes da hora de ir dormir.
  • Defina um horário para ir dormir e cumpra-o – Vá para a cama e acorde sempre no mesmo horário, mesmo nos finais de semana e feriados. Evite ir para a cama muito cedo, assim você demorará muito para pegar no sono e te deixará ansioso. Além disso, também é importante evitar tirar sonecas durante o dia.
  • Faça exercícios regularmente – Fazer exercícios regularmente, melhorará a qualidade do seu sono. Mas evite exercitar-se muito tarde, uma vez que sua energia aumentará e você terá dificuldade em relaxar e cair no sono.
  • Evite comer muito tarde e consumir álcool – Faça sua última refeição do dia ao menos 2 a 3 horas antes de dormir. Não consuma álcool à noite, pois irá interferir na qualidade do seu sono.
  • Limite o use de nicotina e cafeína – Eles têm estimulantes pesados que dificultarão você cair no sono e também impedem a pessoa de ter uma boa noite de sono.
  • Relaxe fazendo atividades calmas antes de dormir – Não somente tente evitar assistir TV ou trabalhar antes de dormir, como tente ter um tempo de descanso para relaxar a mente após um dia estressante. Você pode entregar-se à atividades como meditação, tomar um banho quente ou escutar música para relaxar antes de pegar no sono.

Estudos mostram que pessoas que reconhecem seu distúrbio e procuram ajuda para melhorá-los ao invés de tomar remédios para dormir, estão aptos a lutar melhor contra a insônia. Não importa a causa, é melhor procurar ajuda profissional para melhorar sua qualidade de vida.