Como melhorar sua memória e ativar as conexões fundamentais para favorecer a concentração?

Tem se acreditado por séculos que, conforme envelhecemos, nossas funções cerebrais se deterioram, o que causa impacto e enfraquece a memória. No entanto, estudos e experimentos recentes provaram que nosso cérebro possui a habilidade de criar novos neurônios, mesmo quando envelhecemos, em um processo chamado neuroplasticidade. A saúde mental de uma pessoa depende muito do quão ativa ela é – fisicamente e mentalmente. Se você esquece as coisas rapidamente, ou tem notado um recente enfraquecimento de sua memória, é hora de fazer grandes mudanças em seu estilo de vida para ajudar a melhorar sua memória.

Antes de listar formas de melhorar sua memória, é essencial saber os motivos que podem levar à falha na memória.

As principais razões são associadas ao estilo de vida moderno que as pessoas levam hoje em dia, que inclui dormir pouco, muito estresse, má alimentação, exposição à química, entre outras coisas.

Mas, você pode reverter os danos e até mesmo provocar o crescimento de novas células no cérebro, seguindo as técnicas mencionadas a seguir:

  • Estar fisicamente e mentalmente ativo talvez seja a melhor forma de manter seu cérebro funcionando bem por um longo tempo. Mesmo se você não tem nenhuma queixa de memória, estar ativo irá ajudar a estimular as células e produzir novos neurônios.
  • Seja em casa ou no escritório, deixar tudo organizado pode ajudar a manter seu cérebro organizado também. Manter uma agenda com todas as tarefas e anotações, e lê-lo algumas vezes ao escrevê-lo, pode ajudar a fixar a tarefa em sua memória.
  • Ter uma convivência próxima com seus amigos e familiares, e socializar sempre que puder. Ajuda a deixar longe o stress, as preocupações e a depressão, que são conhecidas por serem as principais razões por trás da perda de memória.
  • Dormir de 7 a 8 horas no mínimo por dia é essencial para seu cérebro consolidar e processar as memórias. Então, não comprometa seu sono, e se você sofre de insônia ou depressão, comece uma terapia ou busque ajuda de um psiquiatra.

Existem muitos games e quebra-cabeças que podem ser jogados frequentemente e ajudam o cérebro a melhorar a criatividade e a atividade cerebral. O cérebro precisa de estímulos constantes para permanecer ativo e jovem. Há muitos sites onde se pode jogar games para o cérebro, e pode-se até tentar dispositivos mnemônicos que ajudam seu cérebro a coordenar e processar informações de uma forma bem ordenada. Isto também ajuda a fragmentar as memórias, de modo que o processo de memorizar e de relembrar torna-se muito mais fácil.