Questões Gerais
Questões Gerais | Psicoterapia | Sobre o tratamento | Primeira Consulta | Terapia como Ajuda
O QUE É FALADO COM O PSICÓLOGO FICA EM SIGILO?
O ambiente psicoterapêutico é um local de acolhimento, onde o indivíduo terá um espaço de escuta e será respeitado em suas crenças pessoais, sendo convidado a refletir sobre as consequências de sua maneira de ser e agir no mundo. O sigilo profissional é uma das condições primordiais neste tipo de abordagem, constando inclusive do Código de Ética deste profissional.
COMO ESCOLHER UM PSICÓLOGO?
Não existem regras pré-estabelecidas, o que mais importa, entretanto, é que a pessoa se sinta confortável com aquele profissional e confiante de que ele poderá ajudá-la. Em geral, a primeira entrevista é o momento no qual o paciente terá a oportunidade de conhecer melhor o profissional, tirar todas as dúvidas e decidir se quer iniciar o processo terapêutico com aquele profissional ou não.
E O VALOR FINANCEIRO DO TRATAMENTO?
O preço varia muito de profissional para profissional, primeira entrevista é o momento de negociar o valor da consulta, o quanto a pessoa está disposta a investir no seu crescimento emocional. É importante lembrar que o valor cobrado não tem relação alguma com a qualidade do trabalho realizado.
E SE EU NÃO GOSTAR DO PSICÓLOGO NA PRIMEIRA CONSULTA?
A primeira consulta pode ser marcada sem qualquer compromisso em dar seqüência com um tratamento. É uma entrevista na qual psicólogo e paciente vão se conhecer, e não necessariamente o paciente precisa dar continuidade ao tratamento.
FAZER TERAPIA SIGNIFICA QUE NÃO SOU CAPAZ DE RESOLVER MEU PRÓPRIOS PROBLEMAS?
É um grande equívoco pensar que fazendo terapia não é você quem vai resolver seus problemas. O psicólogo irá ajudá-lo a refletir sobre eles, e assim você alcançará soluções mais criativas e eficazes para solucioná-los.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE PSICÓLOGO E PSIQUIATRA?
O Psiquiatra é um profissional formado em medicina com especialização na área de psiquiatria, enquanto o Psicólogo é formado em Psicologia. A principal diferença entre o trabalho dos dois profissionais é que o Psiquiatra está apto a tratar os transtornos mentais através de medicamentos, enquanto o Psicólogo está voltado a trabalhar os aspectos emocionais. Porém, as duas áreas estão interligadas e normalmente os profissionais trabalham juntos quando necessário.
ME SINTO BEM E QUERO FAZER TERAPIA, POSSO?
Muitas pessoas fazem terapia porque gostam e desejam se conhecer melhor, e outras pessoas solucionam sua queixa inicial mas continuam no processo. O trabalho psicoterapêutico feito por um bom profissional não pode te prejudicar, somente ajudar.
SE EU PRECISAR FALTAR NA CONSULTA?
É importante o Paciente não faltar, para dar seqüência ao trabalho. O processo tem um começo, um meio e um fim. Se precisar faltar, avisar com antecedência mínima de 8 horas. Os casos excepcionais serão combinados e resolvidos entre Paciente e o Psicóloga.