Fazer Terapia: Como escolher um bom Psicólogo?
- A Terapia com um bom psicólogo pode ser útil, considerando:
- O que o Psicólogo faz e o que é Psicoterapia?
- Como encontrar um bom psicólogo?
- Buscar psicólogo na Internet
- Que critérios considerar na escolha de um psicólogo
- O que considerar ao fazer a escolha do Psicólogo
- Perguntas relacionadas a vida profissional do Psicólogo
- Dúvidas frequentes sobre como funciona o tratamento psicológico.
- Finanças
- Credenciais a procurar
- Fazer terapia vai me ajudar?
- Como vou saber se a terapia está funcionando?
Você já passou por alguma situação em que pensou em buscar ajuda de um bom psicólogo? Como escolher um psicólogo ético e com experiência faz muita diferença! Hoje em dia temos muitos profissionais no mercado e para confiar no trabalho deve seguir um critério baseado naquilo que é mais legitimo para você.
Em algum momento em nossas vidas, cada um de nós pode se sentir sobrecarregado e pode precisar de ajuda para lidar com nossos problemas. O Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo e o quinto maior com depressão. No total, 18,6 milhões de brasileiros que apresentam algum transtorno de ansiedade em 2015 e 11,5 milhões de pessoas, com depressão no País.
As pessoas tem demonstrado a necessidade de ajuda psicológica e precisam de auxílio para lidar com sentimentos e problemas que parecem além de seu controle – problemas com um casamento ou relacionamento, uma situação familiar ou lidar com a perda de emprego, a morte de um ente querido, depressão, estresse, burnout ou relacionamento abusivo.
Essas perdas e tensões da vida diária podem às vezes ser bastante debilitantes. Às vezes, precisamos de uma ajuda externa de um profissional treinado e licenciado para trabalhar com esses problemas. Através da terapia, os psicólogos ajudam milhões de pessoas de todas as idades a viver vidas mais saudáveis e mais produtivas.
A Terapia com um bom psicólogo pode ser útil, considerando:
- Você sente uma sensação esmagadora e prolongada de desamparo e tristeza, e seus problemas não parecem melhorar, apesar de seus esforços e ajuda de familiares e amigos.
- Você está tendo dificuldade em realizar atividades cotidianas: por exemplo, você não consegue se concentrar em tarefas no trabalho, e seu desempenho no trabalho está muito baixo.
- Você se preocupa excessivamente, espera o pior ou está constantemente no limite.
- Suas ações são prejudiciais para você ou para outros: por exemplo, você está muito ansioso, agitado ou se tornando excessivamente argumentativo e agressivo.5
- Você se sente perdido, confuso e inseguro.
Leia também Razões para fazer Terapia
O que o Psicólogo faz e o que é Psicoterapia?
Os Psicólogos que se especializam em Psicoterapia e outras formas de tratamento psicológico são profissionais altamente treinados com experiência nas áreas de comportamento humano, avaliação de saúde mental, diagnóstico e tratamento e mudança de comportamento. Os psicólogos trabalham com os pacientes para mudar seus sentimentos e atitudes e ajudá-los a desenvolver padrões de comportamento mais saudáveis e efetivos.
Os psicólogos aplicam procedimentos cientificamente validados para ajudar as pessoas a mudarem seus pensamentos, emoções e comportamentos.
A psicoterapia é um esforço colaborativo entre um indivíduo e um psicólogo.
Ele fornece um ambiente de apoio para conversar abertamente e confidencialmente sobre preocupações e sentimentos. Os psicólogos consideram a manutenção de sua confidencialidade extremamente importante e responderá às suas dúvidas sobre as circunstâncias raras em que informações confidenciais devem ser compartilhadas.
Como encontrar um bom psicólogo?
Para encontrar um psicólogo, pergunte ao seu médico ou a outro profissional de saúde. Consulte um departamento local de universidades ou faculdades de psicologia. Peça à família e amigos. Entre em contato com o centro de saúde mental da comunidade. Converse sobre sua necessidade em sua igreja ou espaço de convivência espiritual.
Buscar psicólogo na Internet
As vezes as pessoas não querem se expor, comentar com os outros sobre sua intenção sobre fazer terapia com um psicólogo, então minha sugestão é você fazer uma primeira sessão para conhecer o psicólogo que você gostou, caso tenha procurado na internet. Muitos profissionais divulgam seus trabalhos de forma online, talvez você encontre alguém que se identifique em algum aspecto. Verifique se ele é cadastrado no CRP da região que atua, isto é muito importante para considerar o trabalho idôneo e dentro das diretrizes do conselho de ética profissional.
Ou use o nosso serviço de agendamento diretamente com a Psicóloga Daniela Carneiro.
Que critérios considerar na escolha de um psicólogo
O que considerar ao fazer a escolha do Psicólogo
Psicólogos e Pacientes trabalham juntos e a empatia é fator importante para que o processo seja efetivo. A maioria dos psicólogos sabem que se uma pessoa escolhe um profissional, ou seja um psicólogo para fazer a psicoterapia ou apenas fazer uma consulta, é interessante que se sinta confortável em sua presença. Um bom relacionamento com o seu Psicólogo é muito valioso, porque facilita o vínculo e o grau de confiança aumenta.
Perguntas relacionadas a vida profissional do Psicólogo
Quantos anos e tem praticado a psicologia clínica
O Psicólogo é credenciado junto ao Conselho Regional de Psicologia? Qual o tempo de experiência o Psicólogo tem de Psicologia Clínica? Atenção para o tempo de formado do psicoterapeuta, não necessariamente um Psicólogo formado há bastante tempo tem feito atendimentos psicológicos em consultório. Muitas vezes ele está atuando em outras áreas da psicológica, como RH, Hospitais, ONGs, entre outros serviços institucionais. Tempo de formação é diferente de experiência clínica.
Dúvidas frequentes sobre como funciona o tratamento psicológico.
1.Quais são suas áreas de especialização – por exemplo, trabalha com casais? Trabalha com adolescentes?
2.Quais tipos de tratamentos ele utiliza e são eficazes para lidar com meu tipo de problema ou problema?
3.Quais são os custos? (Os honorários geralmente são baseados em uma sessão de 45 minutos a 50 minutos.)
4.Quantas sessões semanais serão necessárias e por quanto tempo?
5.Atende presencialmente e online?
Finanças
Alguns convênios oferecem cobertura para serviços de saúde mental. Se você tem cobertura de seguro de saúde privada (normalmente através de um empregador), verifique com plano de saúde a quantidade de sessões que ele reembolsa e caso afirmativo, como você pode obter esses benefícios. Pergunte para seu convênio o quanto reembolsará pelas consultas psicológicas e quais os procedimentos para que você consiga fazer a terapia.
Credenciais a procurar
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, no item IV de seus Princípios Fundamentais, diz que “o psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional”. Um bom Psicólogo além de estar sempre estudando e se aperfeiçoando, deve realizar supervisões de casos e fazer terapia durante vida profissional.
Fazer terapia vai me ajudar?
Ir ao Psicólogo resolverá meu problema?
Como anda seu estado de ânimo e seus sentimentos em relação a si mesmo?
Sinto-me muito ansioso, tenso, deprimido, apático, com dores no corpo, falta de ar, etc.
Sinto-me com autoestima baixa, fico me comparando com as pessoas, tenho medo de falhar, quero agradar o tempo todo, não quero decepcionar minha família, me sinto culpado, preciso mudar minha vida…
Apresenta problemas no seu trabalho, crise no casamento, comer compulsivamente ou perder a fome, dormir demais ou de menos, etc. Qual experiência você tem vivenciado e que te faz pensar em um Psicólogo? Ele pode ajudar as pessoas com esses tipos de problemas?
De acordo com um resumo da pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, algumas formas de psicoterapia podem efetivamente diminuir a depressão, ansiedade e sintomas relacionados dos pacientes, como dor, fadiga e náuseas. A pesquisa apoia cada vez mais a idéia de que a saúde emocional e física está intimamente ligada e que fazer terapia com um psicólogo pode melhorar a saúde geral de uma pessoa.
Há evidências convincentes de que as maiorias das pessoas que têm pelo menos várias sessões com um psicólogo estão muito melhores do que indivíduos com dificuldades emocionais que não são tratados. Um estudo importante mostrou que 50 por cento dos pacientes melhoraram visivelmente após oito sessões, enquanto 75 por cento dos indivíduos em terapia melhoraram no final de seis meses.
Como vou saber se a terapia está funcionando?
Ao iniciar a terapia, você deve estabelecer metas claras com seu psicólogo. Você pode estar tentando superar sentimentos de desesperança associados à depressão ou controlar um medo que está prejudicando sua vida diária. Lembre-se, certos objetivos exigem mais tempo para alcançar do que outros. Você e seu psicólogo devem decidir em que ponto você pode esperar para começar a ver o progresso.
É um bom sinal se você começar a sentir uma sensação de alívio e uma sensação de esperança. Muitas vezes as pessoas sentem uma grande variedade de emoções durante a terapia. Algumas dificuldades e bloqueios durante o processo de psicoterapia podem ocorrer principalmente ao discutir experiências dolorosas e preocupantes. Quando você começa a sentir alívio ou esperança, pode ser um sinal positivo indica que você está começando a explorar seus pensamentos e comportamentos.
Muitos fatores contribuem para o aumento do estresse, o psicólogo e o paciente irão trabalhar juntos neste processo as possíveis causas do desequilíbrio psicoemocional.
O Psicólogo ajuda a identificar alguns problemas e suas origens, ajudará o paciente a avaliar como ele administra as questões vivenciadas entre passado presente e futuro e avaliar as possibilidades de mudanças.
O psicólogo ajudará o paciente a aproveitar os recursos disponíveis (seus próprios e outros recursos) para lidar com o problema. O psicólogo também ajudará o paciente a desenvolver novas habilidades e estratégias de resolução de problemas para enfrentar o problema.
Os sintomas da depressão são extremamente difíceis de tratar e as causas podem não ser imediatamente evidentes. Alterações significativas da vida – como a morte de um ente querido, a perda de emprego ou a saída de uma criança para a faculdade – podem contribuir para a depressão. Os psicólogos possuem as habilidades necessárias e comprovadas para ajudar as pessoas a lidar e superarem os distúrbios depressivos.
O bom psicólogo trabalhará para ajudar o paciente a ver um futuro mais positivo e reduzir o pensamento negativo que tende a acompanhar a depressão.
O psicólogo também ajudará o paciente na resolução de problemas em torno de todas as principais mudanças de vida que ocorreram. E o psicólogo pode ajudar a facilitar o processo de luto se sua depressão resultou de uma perda.
Caso você se sinta mais aliviado, fortalecido e tomando atitudes mais assertivas significa que a Psicoterapia está te ajudando a contornar melhor os sentimentos de insegurança e favorecendo as mudanças importantes para seu amadurecimento emocional.
Durante essa consulta inicial, é fundamental observar se o psicólogo demonstra interesse genuíno em compreender suas preocupações e se estabelece uma conexão empática. Além disso, é válido discutir questões práticas, como horários disponíveis, valores das sessões e políticas de cancelamento, para garantir uma experiência terapêutica adequada às suas necessidades e possibilidades.
Agende uma primeira consulta com a Psicóloga Daniela Carneiro
Psicóloga Daniela Carneiro
Fonte: http://www.apa.org