O que é tratamento psicológico?
O tratamento psicológico é às vezes chamado de “psicoterapia” ou “terapia da fala” isto significa falar sobre seus pensamentos com um profissional capacitado para:
- entender melhor seu próprio pensamento e comportamento
- entender e resolver seus problemas
- reconhecer os sintomas que afetam o emocional
- reduzir seus sintomas
- mude seu comportamento
- melhorar sua qualidade de vida.
Todos estes aspectos favorecem o desenvolvimento emocional e o fortalecimento da autoestima e receber um tratamento psicológico é também abrir uma possibilidade de mudança e reformulação de significados.
Psicoterapia psicodinâmica
A psicoterapia psicodinâmica baseia-se nos conhecimentos da psicanálise. Estabelece pressupostos semelhantes sobre as causas das perturbações psiquiátricas, em particular, que são o resultado de problemas emocionais do subconsciente.
Ao contrário da psicanálise, este tipo de psicoterapia irá lidar, de preferência, com conflitos internos atuais e com os relacionamentos do cliente com terceiros. O tratamento é realizado na posição sentada e o terapeuta e o cliente mantêm contato visual.
A abordagem do terapeuta pode ir de passiva a participativa, e à oferta de estrutura. Normalmente, esta terapia consta de uma a duas sessões por semana. No seu conjunto, o tratamento pode ser curto, com uma duração de 16-24 sessões, ou tornar-se mais prolongado, podendo atingir 50-100 sessões ou mais.
Aconselhamento de apoio
Alguns psicoterapeutas poderão utilizar uma abordagem de aconselhamento de apoio não diretivo, quer isoladamente quer em combinação com outras abordagens terapêuticas.
O aconselhamento de apoio é também utilizado regularmente por outros profissionais de saúde ou voluntários.
Este tipo de aconselhamento destina-se a proporcionar uma atmosfera de suporte que permita ao cliente resolver os seus problemas.
Esta é conseguida pela escuta atenta do terapeuta, que ao mesmo tempo encoraja a pessoa a expor a sua situação e a explorar soluções possíveis, de forma acolhedora e respeitosa.
Este tipo de aconselhamento pode ajudar a reanimar e a capacitar o cliente, mas a sua eficácia a longo prazo no tratamento da depressão ainda não foi demonstrada.
Por que receber tratamento psicológico?
Fazer um tratamento psicológico é comprovado para ajudar com doenças mentais, tais como:
- depressão
- ansiedade
- compulsões
- distúrbios alimentares
- transtorno de estresse pós-traumático
- transtorno obsessivo-compulsivo
- transtornos de personalidade
- Estresse
- problemas emocionais
- luto e trauma
- problemas de relacionamento amoroso
Pode demorar algumas semanas para você ver os resultados da maioria dos tratamentos psicológicos. Alguns tipos de tratamento podem levar um ano ou mais para você obter o benefício total. Eles não são uma solução rápida, mas os efeitos positivos são geralmente duradouros.
O objetivo é permitir que os pacientes, entendam seus sentimentos e o que os faz sentir-se tristes, ansiosos ou deprimidos. Isso pode ajudá-los para lidar com situações difíceis de maneira mais positiva. Pessoas mais ansiosas por mudar e dispostas a se esforçar frequentemente relatam resultados positivos durante o processo de terapia.
A psicoterapia pode fornecer ajuda para uma variedade de problemas, desde depressão e baixa autoestima, problemas de relacionamentos, familiares, luto, conflitos sexuais, entre outros. Qualquer um que esteja se sentindo sobrecarregado por seus problemas e incapaz de lidar pode se beneficiar da psicoterapia.
E que esperar da terapia?
A psicoterapia é às vezes chamada de “cura pela fala”, você sabia? Ela é às vezes chamada de “tratamento da fala” porque usa a fala, e não a medicação.
Algumas formas de psicoterapia duram apenas algumas sessões, enquanto outras são de longo prazo, meses ou anos.
As sessões são normalmente de 50 minutos, uma vez por semana, e seguem um processo cuidadosamente estruturado. As sessões podem ser de um para um, em pares ou em grupos.
Quem pode se beneficiar do tratamento psicológico?
A psicoterapia pode ser usada para ajudar uma variedade de pessoas que apresentam algumas questões como:
- Sentimentos de tristeza ou desamparo.
- Incapacidade de lidar com problemas do dia a dia.
- Dificuldade em se concentrar em trabalho ou estudos na maioria das vezes.
- Ser agressivo a ponto de prejudicar a si mesmo ou aos outros.
- Uma sensação de que os problemas nunca melhoram, apesar de receberem ajuda de amigos e familiares.
- Sentindo-se constantemente no limite ou se preocupando desnecessariamente.
Sua primeira consulta com um psicólogo
Em uma primeira consulta, você provavelmente será solicitado a contar sua história, dizer o que aconteceu em sua vida e os pensamentos e sentimentos que você está tendo. Você também pode discutir quais são seus objetivos para o tratamento e suas expectativas.
Depois de uma sessão, você pode sentir alívio, ou suas emoções podem ser estimuladas. O exercício é uma boa maneira de liberar a tensão.
Lembrar sempre que consultar com um psicólogo
Certifique-se de se sentir confortável com o seu terapeuta e que você precisa estar ativo em contribuir e fazer parte da terapia. Além disso saiba que leva tempo para que os tratamentos psicológicos funcionem, mas os efeitos duram e sua vida se transforma.