Psicopedagogia
Psicopedagoga: Sadamar E. L. Campestre
Formada pela FFLCH/USP, Pós Graduada em Psicologia e Educação pelo Instituto de Psicologia da USP, Psicopedagoga Clínica pela Uninove e Pós Graduada em Educação pela Unicamp.
Atuação: Professora de Língua Portuguesa para estrangeiros pela Associação Alumni; Professora de Língua Portuguesa e Literaturas para o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos na rede pública.
Psicopedagoga Clínica – Atendimento em Consultório Particular e Domicilio (quando da impossibilidade de locomoção do paciente) à crianças, adolescentes e adultos.
A Psicopedagogia
Estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.
Importância do tratamento clínico
A Psicopedagogia atua nos processos de ensino-aprendizagem e nos transtornos que nestes podem ocorrer. Sua importância no tratamento clínico se dá na intervenção da aprendizagem de cada paciente, considerando seus padrões evolutivos normais e patológicos, bem como a influência do meio-família, escola e da sociedade. Ainda atua na orientação aos pais e à escola.
Tratamentos indicados para:
Audiomudez, Distúrbios afetivos (ansiedade, inibição, depressão, Dificuldade de leitura e escrita sem causa orgânica, Dificuldade de memorização, atenção e concentração, Distúrbio da lateralidade, Distúrbio na organização têmporo-espacial, Distúrbio motor, Disfalia, Disgrafia, Dislexia, Dislexia Disortografica, Hiperatividade, Instabilidade psicomotora, Gagueira.