Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC

Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC

Home » Ajuda emocional » Desajustes Psicológicos » Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é marcado por obsessões, compulsões ou ambos. Obsessões são ideias, imagens ou impulsos repetitivos, persistentes e indesejados que provocam ansiedade e são intrusivos. As compulsões, também chamadas de rituais, são ações ou pensamentos que uma pessoa sente a necessidade de realizar para reduzir tentar ou evitar a ansiedade provocada pelas obsessões.

Grande parte dos pensamentos e comportamentos obsessivo-compulsivos estão relacionados a preocupações com danos ou riscos. Os médicos diagnosticam o transtorno quando uma pessoa apresenta obsessões, compulsões ou ambas.

O tratamento pode envolver terapia de exposição com prevenção de rituais compulsivos e uso de certos antidepressivos, como inibidores seletivos de recaptação da serotonina ou clomipramina.

O TOC é um pouco mais comum em mulheres do que em homens, afetando entre 1% e 2% da população. Em média, começa entre os 19 e 20 anos, mas aproximadamente 25% dos casos se iniciam até os 14 anos (veja também Transtorno obsessivo-compulsivo em crianças e adolescentes). Até 30% das pessoas com TOC possuem ou já tiveram um transtorno de tique.

O TOC é distinto dos transtornos psicóticos, que se caracterizam pela perda de contato com a realidade, embora em uma pequena parcela dos casos de TOC a percepção esteja ausente. Também difere do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, apesar de pessoas com esses transtornos poderem compartilhar características como serem metódicas, confiáveis ​​ou perfeccionistas.

Sinais e sintomas

Pessoas com TOC podem apresentar sintomas de obsessões, compulsões ou ambos. Esses sintomas podem interferir em todos os aspectos da vida, como trabalho, escola e relacionamentos pessoais.

As obsessões são pensamentos repetidos, impulsos ou imagens mentais que causam ansiedade. Os sintomas comuns incluem:

  • Medo de germes ou contaminação
  • Pensamentos indesejados proibidos ou tabu envolvendo sexo, religião e danos
  • Pensamentos agressivos em relação aos outros ou a si mesmos
  • Ter coisas simétricas ou em perfeita ordem

Compulsões são comportamentos repetitivos que uma pessoa com TOC sente o impulso de fazer em resposta a um pensamento obsessivo. As compulsões comuns incluem:

  • Limpeza excessiva e / ou lavagem das mãos
  • Encomendar e organizar as coisas de uma maneira específica e precisa
  • Verificar repetidamente as coisas, como verificar repetidamente se a porta está trancada ou se o forno está desligado
  • Contagem compulsiva

Nem todos os rituais ou hábitos são compulsões. Todo mundo checa as coisas algumas vezes. Mas uma pessoa com TOC geralmente:

  • Não pode controlar seus pensamentos ou comportamentos, mesmo quando esses pensamentos ou comportamentos são reconhecidos como excessivos
  • Gasta pelo menos 1 hora por dia sobre esses pensamentos ou comportamentos
  • Não se agrada quando realiza comportamentos ou rituais, mas pode sentir um alívio breve da ansiedade que os pensamentos causam
  • Experimenta problemas significativos em sua vida diária devido a esses pensamentos ou comportamentos

Alguns indivíduos com TOC também têm uma desordem tica. Os tiques do motor são movimentos repentinos, breves e repetitivos, como piscar os olhos e outros movimentos oculares, caretas faciais, ombros de ombros e empurrões de cabeça ou ombro. Os tiques vocais comuns incluem sons repetitivos de limpeza da garganta, sniffing ou grunhidos.

Os sintomas podem ir e vir, aliviar ao longo do tempo ou piorar. Pessoas com TOC podem tentar ajudar a si mesmas evitando situações que desencadeiam suas obsessões, ou podem usar álcool ou drogas para se acalmar. Embora a maioria dos adultos com TOC reconheça que o que eles estão fazendo não faz sentido, alguns adultos e a maioria das crianças podem não perceber que seu comportamento é fora do comum. Os pais ou professores geralmente reconhecem os sintomas de TOC em crianças.

Se você acha que tem TOC, fale com seu médico sobre seus sintomas. Se não for tratado, o TOC pode interferir em todos os aspectos da vida.

Fatores de risco

O TOC é uma doença comum que afeta adultos, adolescentes e crianças em todo o mundo. A maioria das pessoas é diagnosticada por cerca de 19 anos, tipicamente com uma idade de início mais precoce em meninos do que em meninas, mas o início após os 35 anos acontece.  As causas do TOC são desconhecidas, mas os fatores de risco incluem:

Genética

Estudos gêmeos e familiares mostraram que as pessoas com parentes de primeiro grau (como um pai, irmão ou criança) que têm TOC correm maior risco de se desenvolver o TOC. O risco é maior se o grau de primeiro grau tiver desenvolvido o TOC como criança ou adolescente. A pesquisa em andamento continua a explorar a conexão entre genética e TOC e pode ajudar a melhorar o diagnóstico e tratamento de TOC.

Estrutura e Funcionamento do Cérebro

Estudos de imagem mostraram diferenças no córtex frontal e estruturas subcorticais do cérebro em pacientes com TOC. Parece haver uma conexão entre os sintomas de TOC e as anormalidades em certas áreas do cérebro, mas essa conexão não é clara. A pesquisa ainda está em andamento. Compreender as causas ajudará a determinar tratamentos específicos e personalizados para tratar o TOC.

Meio Ambiente

As pessoas que sofreram abuso (físico ou sexual) na infância ou outro trauma estão em maior risco de desenvolver o TOC.

Em alguns casos, as crianças podem desenvolver sintomas de TOC ou TOC após uma infecção por estreptococos – isto é chamado de Transtornos Neuropsiquiátricos Autoimunes Pediátricos Associados a Infecções Streptocócicas (PANDAS). Para mais informações, leia esta ficha informativa sobre PANDAS.

Tratamentos e Terapias

O TOC é normalmente tratado com medicação, psicoterapia ou uma combinação dos dois. Embora a maioria dos pacientes com TOC responda ao tratamento, alguns pacientes continuam a sentir sintomas.

Às vezes, as pessoas com TOC também têm outros transtornos mentais, como ansiedade, depressão e distúrbios dismórficos do corpo, uma doença em que alguém acredita erroneamente que uma parte do corpo é anormal. É importante considerar esses outros distúrbios ao tomar decisões sobre o tratamento.

Medicação

Os inibidores da recaptação da serotonina (ISRs) e os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) são usados ​​para ajudar a reduzir os sintomas de TOC. Exemplos de medicamentos que foram comprovadamente eficazes em adultos e crianças com TOC incluem clomipramina, que é membro de uma classe mais antiga de antidepressivos “tricíclicos”, e vários mais novos “inibidores seletivos de recaptação de serotonina” (SSRIs), incluindo:

fluoxetina

fluvoxamina

sertralina

 Psicoterapia

A psicoterapia pode ser um tratamento eficaz para adultos e crianças com TOC. Pesquisas mostram que certos tipos de psicoterapia, incluindo a terapia cognitiva comportamental (TCC) podem ser tão eficazes quanto a medicação para muitos indivíduos. A terapia é eficaz na redução de comportamentos compulsivos no TOC, mesmo em pessoas que não respondem bem à medicação.

Se você ou um ente querido apresentam sinais do Transtorno Obsessivo Compulsivo, procure um psicólogo. Um profissional experiente poderá ajudá-lo a controlar as obsessões e compulsões.  Agende sua consulta

Fontes:
National Institute of Mental Health
International OCD Foundation

Posts Similares