Terapia de Casal em Campinas

Como funciona o Setting de uma terapia de casal?
O setting (ou enquadre) na terapia de casal funciona como o “contrato de trabalho” e o espaço seguro onde a terapia acontece. Ele engloba tanto as regras práticas (horários, valores, faltas) quanto a postura ética e psicológica do terapeuta.
A ideia principal é construir um ambiente neutro, onde ambos os parceiros se sintam igualmente ouvidos, respeitados e seguros para expor suas vulnerabilidades.
Como é a primeira consulta de casal?
A sessão inclui a compreensão da história do relacionamento, identificação dos conflitos e definição de objetivos terapêuticos. A psicóloga orienta e avalia as condições para desenvolver o processo com o casal. Tudo ocorre num ambiente seguro, respeitando o tempo e a individualidade de cada um.


Em quais situações a psicóloga de casal pode ajudar?
A terapia de casal com Daniela Carneiro pode auxiliar em situações como conflitos constantes, traições (emocional ou sexual), quebra de confiança, dificuldades de comunicação e distanciamento afetivo, entre outros problemas.
Ela também é indicada em fases de transição do relacionamento, problemas financeiros, divergências nos projetos de vida, perdas ou adoecimento na família. Mesmo sem crises graves, a terapia pode fortalecer a conexão, resgatar a intimidade e prevenir desgastes futuros.
O êxito depende do compromisso de ambos os parceiros e da atuação mediadora, empática e técnica da psicóloga
Quem já faz terapia de casal?
Agende o seu atendimento agora mesmo!
📋 Perguntas Frequentes (FAQ) – Terapia de Casal
1. Como funciona a primeira sessão?
A primeira sessão serve para nos conhecermos e entendermos o que trouxe vocês até aqui. O terapeuta vai ouvir as principais queixas de cada um, entender a história do relacionamento e alinhar as “regras do jogo” (o setting), como horários, frequência e sigilo. É um momento de acolhimento, sem julgamentos.
2. O terapeuta vai decidir se devemos nos separar ou continuar juntos?
Não. O terapeuta nunca toma essa decisão pelo casal. O papel do profissional não é “salvar o casamento a qualquer custo” e nem decretar o divórcio, mas sim ajudar vocês a enxergarem a relação com clareza. O objetivo é que vocês tomem uma decisão consciente, madura e saudável sobre o futuro, seja reconstruindo a relação ou escolhendo uma separação amigável.
3. E se o terapeuta “ficar do lado” de um e culpar o outro?
Isso não acontece. Na terapia de casal, o “paciente” é o relacionamento, e não os indivíduos isolados. O terapeuta é treinado para ser totalmente neutro. O papel dele é apontar como ambos contribuem para o problema e para a solução, garantindo que os dois tenham exatamente o mesmo espaço para falar e serem ouvidos.
4. Meu parceiro(a) não quer ir de jeito nenhum. Posso fazer terapia de casal sozinho(a)?
Para a terapia de casal acontecer, a presença dos dois é indispensável. Se o seu parceiro(a) recusa o processo, o mais indicado é que você faça psicoterapia individual. Na terapia individual, você poderá entender a sua parcela de responsabilidade na dinâmica do casal, aprender a impor limites e a se comunicar melhor, o que, por consequência, costuma gerar reflexos na relação.
5. Posso mandar mensagens no privado do terapeuta para contar algo em segredo?
Não. Para que o processo seja justo, a maioria dos terapeutas adota a política de “sem segredos”. Qualquer informação relevante para a dinâmica do casal trazida por mensagem privada ou em uma conversa paralela precisará ser levada para a sessão conjunta. O terapeuta não pode ser cúmplice de um dos parceiros, pois isso quebraria a confiança e a neutralidade do processo.
6. Quanto tempo dura o tratamento?
Não existe um prazo fixo, pois cada casal tem um ritmo e demandas diferentes (alguns buscam ajuda por causa de uma crise pontual, outros por problemas que se arrastam há anos). No entanto, o objetivo da terapia é que o casal desenvolva autonomia e aprenda a resolver seus conflitos sozinho, sem criar dependência do terapeuta. O término do processo é sempre conversado e planejado juntos.



