Perguntas frequentes sobre a psicoterapia

A sessão de perguntas e respostas foi concebida para proporcionar uma melhor compreensão de como nós trabalhamos.

Peguntas frequentes sobre psicoterapia

EU REALMENTE PRECISO DE PSICOTERAPIA? NORMALMENTE, CONSIGO LIDAR COM MEUS PROBLEMAS.

A psicoterapia ajuda os pacientes não só com a auto-reflexão, mas também incentiva a auto-confiança de fora do seu ambiente cotidiano. E, é isso que fortalece a raiz da autoestima!

As crenças emocionais dolorosas e limitações que impedem os indivíduos de cumprir seus objetivos, ou seguir suas paixões.

Na psicoterapia você poderá aprender mais sobre você mesmo e se sentir mais realizado com suas possibilidades de desenvolvimento.

 

COMO ESCOLHER UM PSICÓLOGA?

 

 Não existem regras pré-estabelecidas, o que mais importa, entretanto, é que a pessoa se sinta confortável com aquele profissional e confiante de que ele poderá ajudá-la. Em geral, a primeira entrevista é o momento no qual o paciente terá a oportunidade de conhecer melhor o profissional, tirar todas as dúvidas e decidir se quer iniciar o processo terapêutico com aquele profissional ou não.

O QUE É FALADO COM A PSICÓLOGA FICA EM SIGILO?

 

O ambiente psicoterapêutico é um local de acolhimento, onde o indivíduo terá um espaço de escuta e será respeitado em suas crenças pessoais, sendo convidado a refletir sobre as conseqüências de sua maneira de ser e agir no mundo. O sigilo profissional é uma das condições primordiais neste tipo de abordagem, constando inclusive do Código de Ética deste profissional.

 

COMO AGENDO A PRIMEIRA ENTREVISTA?

 

Você pode ligar e solicitar o agendamento, poderá adicionar-me  no whatsApp ou enviar-me um e-mail.

Em breve receberá a resposta.

 

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO PRIMEIRA ENTREVISTA?

 

Na primeira entrevista costumo fazer uma análise geral da queixa principal, avalio cuidadosamente as motivações, oriento conforme a necessidade e explico como funciona o tratamento.

 

FAZER TERAPIA SIGNIFICA QUE NÃO SOU CAPAZ DE RESOLVER MEU PRÓPRIOS PROBLEMAS?
É um grande equívoco pensar que fazendo terapia não é você quem vai resolver seus problemas. A psicóloga irá ajudá-lo a refletir sobre eles, e assim você alcançará soluções mais criativas e eficazes para solucioná-los.
angústia após fim de relacionamento

Como lidar com a angústia após fim de relacionamento?

A angústia após fim de relacionamento é natural e comum a todos. Porém, homens e mulheres lidam com o fim de um relacionamento …

psicólogo para fim de relacionamento

Psicólogo pode ajudar no fim do relacionamento?

Algumas situações são inerentes a todos os seres humanos. Podemos facilmente dizer que qualquer pessoa já enfrentou ou …

ansiedade e culpa

Ansiedade e culpa: como isso pode arruinar sua forma de se relacionar

Ansiedade e culpa são dois sentimentos inerentes a todos os seres humanos para determinadas situações. Às vésperas de …