Blog da Psicóloga

Muitos artigos, melhore seu estilo de vida!

A Psicanálise e como funciona

A psicanálise e como funciona

A psicanálise e como funciona?

A psicanálise e a psicoterapia psicanalítica

Psicanálise é uma teoria da mente humana e uma prática terapêutica. Foi fundada por Sigmund Freud entre 1885 e 1939 e continua sendo desenvolvida por psicanalistas ao redor do mundo.

A psicanálise tem quatro áreas principais de aplicação:

1) como uma teoria de como a mente trabalha

2) como um método de tratamento para problemas psíquicos

3) como um método de pesquisa, e

4) como uma forma de observar os fenômenos culturais e sociais, como a literatura, arte, cinema, performances, política e grupos

 

Para que é o tratamento psicanalítico?

A psicanálise e a psicoterapia psicanalítica

 

A psicanálise e a psicoterapia psicanalítica são para aqueles que se sentem aprisionados em problemas psíquicos recorrentes que impedem seu potencial para experimentar felicidade com seus parceiros, famílias e amigos assim como sucesso e satisfação em seu trabalho e tarefas normais da vida diária.

Ansiedades, inibições e depressões frequentemente são sinais de conflitos internos. Estes levam a dificuldades nos relacionamentos e, quando não tratados, podem ter um impacto considerável nas escolhas pessoais e profissionais. As raízes destes problemas frequentemente são mais profundas do que a consciência pode alcançar, que é o motivo porque não podem ser resolvidos sem psicoterapia.

É com a ajuda de um analista capacitado que o paciente pode obter novos conhecimentos (insights) sobre as partes inconscientes destes distúrbios. Conversar com um psicanalista em uma atmosfera segura levará o paciente a tornar-se cada vez mais consciente de partes de seu mundo interno previamente desconhecido (pensamentos e sentimentos, memórias e sonhos), aliviando dessa maneira a dor psíquica, promovendo o desenvolvimento da personalidade e oferecendo uma auto-consciência que fortalecerá a confiança do paciente para perseguir seus objetivos na vida. Estes efeitos positivos da psicanálise deverão durar e levar a novos desenvolvimentos mesmo após a análise ter terminado.

 

O processo terapêutico psicanalítico

“O processo terapêutico psicanalítico consiste em descortinar conflitos originados, na maioria das vezes, no passado do paciente e submersos em seu inconsciente causando-lhe sofrimento em sua vida atual. Esse processo permite ao paciente, compreender seus conflitos e a razão da repetição de seu sintoma. Para isso deve haver o estabelecimento de um contrato entre terapeuta e paciente que, envolvidos na busca de um acordo consensual, promovam condições para que a terapêutica possa se desenvolver.

Fonte: Ipa

Leia mais Textos PSICOTERAPIA | Será que eu preciso?

Leia mais textos Motivos para procurar um Psicólogo

 

angústia após fim de relacionamento

Como lidar com a angústia após fim de relacionamento?

A angústia após fim de relacionamento é natural e comum a todos. Porém, homens e mulheres lidam com o fim de um relacionamento …

psicólogo para fim de relacionamento

Psicólogo pode ajudar no fim do relacionamento?

Algumas situações são inerentes a todos os seres humanos. Podemos facilmente dizer que qualquer pessoa já enfrentou ou …

ansiedade e culpa

Ansiedade e culpa: como isso pode arruinar sua forma de se relacionar

Ansiedade e culpa são dois sentimentos inerentes a todos os seres humanos para determinadas situações. Às vésperas de …